domingo, 27 de novembro de 2011

“Contos contados… Sonhos sonhados”

   No dia 18 de Novembro a Biblioteca Escolar proporcionou aos alunos da Unidade de Multideficiência do agrupamento uma atividade diferente. Todos os alunos assistiram à apresentação das histórias “O coelhinho branco e a formiga rabiga” e “O segredo do Rio” pelas técnicas Isabel e Cristina da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes. Ambas as histórias foram contadas recorrendo à técnica do Kamishibai.
 A atenção foi muita e as histórias “devoradas” pelos olhitos dos alunos que mostraram à sua maneira como gostaram de assistir a esta apresentação. Agradecemos à Drª Dora, responsável pela BMMTG, a oportunidade de realizar esta atividade na nossa escola.


O que é o  Kamishibai?


O teatro de papel é uma das formas mais populares de representação no Japão. Kamishibai, significa literalmente "drama de papel", e é uma forma de contar histórias que teve origem nos templos budistas japoneses no século XII, onde os monges utilizavam os emaki (pergaminhos que combinam imagens com texto) para contar histórias com ensinamentos morais para audiências maioritariamente analfabetas.
O contador de histórias chegava de bicicleta ou a pé e batia com pedaços de madeira unidos por uma corda (hyoshigi) para anunciar a sua chegada às diferentes aldeias. Uma vez a plateia atenta, o kamishibaiya (contador de histórias) contava várias histórias utilizando um pequeno teatro de madeira construído de forma a que pudessem colocar as ilustrações e tirá-las conforme as contava. O uso do teatro servia de separação entre "o mundo da história" e o "mundo real".
Actualmente, o Kamishibai é considerado como parte da herança cultural japonesa."








Sem comentários:

Enviar um comentário