domingo, 13 de novembro de 2011

15 NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DA LINGUAGEM GESTUAL



O que é a Língua Gestual Portuguesa?

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua utilizada pelos surdos portugueses e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que comunicam em LGP.

A utilização das duas línguas (a oral e a gestual) em simultaneo é impossível porque elas têm gramáticas diferentes entre si.

Língua Gestual ou Linguagem Gestual?
A LGP, como todas as Línguas, tem gramática própria e um dicionário próprio, que dá pelo nome de Gestuário, em que os significados aparecem sob a forma de gestos. Pelo facto de ter gramática e dicionário (neste caso um Gestuário), a forma de comunicar dos surdos portugueses chama-se Língua Gestual Portuguesa (LGP), e não linguagem gestual, uma vez que a linguagem não tem regras fixas, nem dicionário.

A Língua Gestual é universal?
Não. A língua é o reflexo da sua Cultura e, como tal, elas diferem entre si. Como os surdos portugueses têm uma cultura própria, a língua gestual portuguesa é diferente das demais línguas gestuais.
Apesar de cada língua ser própria de cada cultura, os surdos conseguem estabelecer comunicação, mesmo sendo de diferentes nacionalidades .

A lingua gestual pode expressar-se de diferentes formas, através da poesia...



através da música...

Sem comentários:

Enviar um comentário