domingo, 29 de abril de 2012

Dia Mundial da Dança

Exposição FADO

Entre os dias 10 e 28 de abril o espaço da biblioteca escolar da EB/S da Bemposta recebeu uma pequena exposição sobre o FADO. Estiveram expostas várias guitarras portuguesas muito especiais que fizeram as delícias dos visitantes. Paralelamente, ao longo dos dias, os utilizadores da biblioteca puderam visionar um filme sobre a grande diva do fado, Amália Rodrigues e modo como se constroem as guitarras utilizadas para acompanhar os cantores de fado. Foi ainda possível consultar algumas obras relacionadas com o tema.







terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de Abril Dia da Liberdade




Revolução dos Cravos

Refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo[1], vigente desde 1933[2], e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático, com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976.[3] [4][5]
Este golpe, normalmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães[6] que tinham participado na Guerra Colonial e que foram apoiados por oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários. Este movimento nasceu por volta de 1973, baseado inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas[7], acabando por se estender ao regime político em vigor[8]. Sem apoios militares, e com a adesão em massa da população ao golpe de estado, a resistência do regime foi praticamente inexistente, registando-se apenas quatro mortos em Lisboa pelas balas da DGS[9].
Após o golpe foi criada a Junta de Salvação Nacional, responsável pela nomeação do Presidente da República, pelo programa do Governo Provisório e respectiva orgânica. Assim, a 15 de Maio de 1974 o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuido a Adelino da Palma Carlos[10].
Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações[11] e confrontos militares, apenas terminado com o 25 de Novembro de 1975[12][13][14].
Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República.
Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado "Dia da Liberdade".

(retirado de Wikipédia.pt)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/M1NbUI1TQpo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

domingo, 22 de abril de 2012

Dia da terra

 http://youtu.be/EslT2NjktME?hd=1

 Esta é a nossa grande CASA, o lugar onde vivemos, o lugar que devemos proteger para deixar às futuras gerações. Este é o lugar que nos foi oferecido. Este é o lugar que espera que saibamos preservar e melhorar. Pensemos em como cada um de nós poderá contribuir para mantê-lo tão lindo e tão único.

http://youtu.be/r6qi393Z7L8?hd=1

terça-feira, 10 de abril de 2012

Concurso "LER é..."


(imagem retirada do Google Images)

Durante a "Semana da Leitura" a equipa da BE dinamizou um concurso de frases com o objetivo de promover o gosto pela escrita, incentivar a escrita criativa e sensibilizar os alunos, docentes e funcionários para  uma participação mais ativa nas atividades da Biblioteca e da Escola.
O concurso teve como destinatários todos os alunos, docentes e funcionários do agrupamento de escolas da Bemposta  agrupados por escalões. Eis os vencedores e as suas frases:


Pré escolar - não houve participantes

1º Ciclo - Mariana Justino (EB1 de Alvor - 1º D)
  "Ler é...aprender a crescer."

2º Ciclo - Tiago Morais (EB/S Bemposta - 5º A)
  "Ler é...viajar nas palavras."



3º Ciclo - Ana Patrícia Camilo ( EB/S Bemposta - 9ºB)
  " Ler é...sonhar e viver a magia e a aventura que há nos livros."

Secundário - André Fernandes (EB/S Bemposta - 10ºA)
  "Ler é...ler para crescer, para viver e aprender! Ler não é apenas um
   prazer, é viajar até não poder mais!"

 Docentes - Edgar Soares (EBI Mexilhoeira Grande)
  " Ler é...um abrir de janelas para o mundo."

 Funcionários - Venceslau Fonseca (EBI Mexilhoeira Grande)
   "Ler é... saber e saber é poder!"


   Parabéns a todos e boas leituras!!!!