domingo, 19 de fevereiro de 2012

I Torneio Interno de Xadrez na EB/S Bemposta

O I Torneio interno de Xadrez da EB/S Bemposta realizou-se no dia 8 de fevereiro. O objetivo deste torneio foi descobrir novos valores e encontrar um grupo de alunos que futuramente representarão a escola em torneios entre escolas do nosso agrupamento e entre outras escolas do concelho. Já se realizou o torneio na EB2,3 D. João II em Alvor e no dia 29 de fevereiro realizar-se-á o da EBI da Mexilhoeira Grande.

  Na escola da EB/S da Bemposta os selecionados foram:
         1º - Ruben Militão (8ºC)
         2º - João Pedro Mendes (8ºC)
         3º - Guilherme Reis (6º G)
         4º - Nicolae Ciobanu (8ºB)

 


Bulling em contexto Escolar


    No dia 6 de fevereiro realizou-se na escola EB1 da Figueira uma sessão de sensibilização ao "Bulling em contexto escolar". A sessão foi dinamizada por duas técnicas da APAV.
Os alunos estiveram recetivos e colocaram várias perguntas. Todos participaram ativamente e apresentaram já alguns conhecimentos sobre o tema.
  Ao longo deste período estas sessões também têm sido dinamizadas noutras escolas do nosso agrupamento nomeadamente na EBI da Mexilhoeira Grande junto dos alunos do 1º ciclo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia de São Valentim

                                                              
(imagem retirada do Google imagens)
A História de São Valentim


  • Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.
  • Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
  • Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
  • Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
  • Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
  • A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
  • Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
  • Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
  • Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
  • No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

  (informação retirada de http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=531)



 Neste dia pretende-se celebrar o amor. Dois dos nossos poetas expressaram-se desta forma:

(imagem retirada do google imagens)


Seus Olhos
Seus olhos ... se eu sei pintar
O que os meus olhos cegou ...
Não tinham luz de brilhar.
Era chama de queimar;
E o fogo que a ateou
Vivaz, eterno, divino,
Como facho do Destino.


Divino, eterno! ... e suave
Ao mesmo tempo: mas grave
E de tão fatal poder,
Que, num só momento que a vi,
Queimar toda alma senti...
Nem ficou mais de meu ser,
Senão a cinza em que ardi.


Almeida Garrett




(imgem retirada do google imagens)

Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência, não pensar...

Fernando Pessoa



Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.

Fernando Pessoa

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Segurança na Internet

(Retirada do Google imagens)




"A par de todas as oportunidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na aprendizagem, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para a sua utilização segura." 









   Embora diariamente tenhas acesso à Internet, neste dia, procura saber mais sobre os perigos da sua utilização. Desta forma poderás aproveitar as suas potencialidades sempre em segurança. Assim, poderás encontrar informação em:




 
Para os encarregados de educação:



sábado, 4 de fevereiro de 2012

Escola. Escrita. Cinema




      Os ministérios da educação dos países da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI convidaram os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (12 a 15 anos), das escolas da rede pública, a produzir histórias/ relatos para a elaboração de guiões e para a realização de curtas-metragens. Este concurso propõs-se estimular a produção escrita nas crianças e adolescentes, contribuindo para um pleno desenvolvimento das ideias e dos afetos, através da expressão do pensamento. Pretendeu-se, ainda, aproximar as indústrias culturais da escola, nomeadamente o cinema. O projeto enquadra-se no compromisso assumido pelos governos com as respetivas metas educativas. Esta iniciativa integrou um conjunto de ações desenhadas dentro do Programa para o fortalecimento das línguas ibero-americanas na educação.

 A escola da Bemposta não quiz deixar de participar neste concurso e duas das suas alunas resolveram por à prova a sua criatividade e o seu gosto pela sétima arte. Após a seleção dos trabalhos verificámos com bastante alegria que as nossas alunas conseguiram óptimos resultados que nos enchem de orgulho:

1º Prémio
Título
A esquina do tempo
Autor
Mariana Guerra  (8ºC)

Menções honrosas
Título
Chegou a hora
Autor
Beatriz Silva (8ºC)
O guião vencedor será produzido como curta-metragem por jovens realizadores. À menção honrosa serão atribuídos recursos documentais destinados à biblioteca escolar.
Muitos parabéns às duas.

Plano Nacional de Leitura na Bemposta


  Nos dias 17 e 31 de janeiro, na BE da Bemposta, realizaram-se várias sessões de esclarecimento sobre o PNL- Plano Nacional de Leitura para algumas turmas do 2º ciclo (5º B,C,D,F e 6º E,F e G) a pedido dos docentes de Língua Portuguesa. Esta atividade pretendeu esclarecer os alunos sobre o objetivo do Plano e a sua utilidade bem como mostrar aos alunos as obras existentes na biblioteca que fazem parte das listas de leitura orientada, autónoma ou por temas.

Os alunos puderam ouvir trechos de uma das obras de Pedro Seromenho, “Nascente de Tinta”, o escritor que em março visitará a biblioteca no âmbito da Semana de Leitura, escritor referido nas listas de sugestões de leitura do PNL.
A equipa da BE criou uma brochura que distribuiu aos alunos sobre o tema da sessão e que se encontra acessível a todos os alunos da escola.



Com estes vídeos poderás despertar para o prazer da leitura:



Jogo do OURI

(foto retirada de: vitaminaatl.blogs.sapo.pt)


O Ouri pertence a uma família de jogos de tabuleiro designados por Mancala.
A família do Mancala é muito antiga e a sua origem é incerta, no entanto, admite-se que remonte à época do Novo império (1580-1085 a.C).
Trata-se de um jogo que se baseia no princípio de transferência. É feito para duas pessoas e jogado num tabuleiro de 12 casas com 48 sementes. O objetivo do jogo é recolher mais peças (sementes) do que o adversário, vencendo assim o jogador que recolher 25 peças ou mais. Só quando a ultima pedra jogada calha no lado do inimigo e nessa casa fiquem 2 ou 3 pedras é que se pode recolher. Nesse caso também se recolhem todas as pedras em casas anteriores a essa desde que sejam 2 ou 3.

Classificação: Jogo matemático.
Composição: Madeira.
Dimensões: 29,2 X 22,2 X0,8 cm
Material: Tabuleiro, em forma de rectângulo, com 12 buracos e dois depósitos. 48 peças.
Nos dias 5 e 6 de janeiro no espaço da Biblioteca da EB/S da Bemposta numa atividade desenvolvida pelo departamento de matemática e ciências experimentais todas as turmas do 2º ciclo puderam tomar contato com este jogo. Foi bastante divertido e os alunos treinaram o jogo em tabuleiro feitos artesanalmente.
(foto retirada de: turmados24.blogspot.com)


Podes conhecer melhor as regras do jogo em: